
"Nos bairros e comunidades, nos grupos de auto-ajuda e nos clubes, nas igrejas, nas associações culturais e esportivas, nas instituições sociais e nas empresas, um número imenso de pessoas ajudam umas às outras e ajudam a quem está em situação mais difícil. Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. Compaixão e solidariedade, altruísmo e responsabilidade são sentimentos profundamente humanos e são também virtudes cívicas. Ao nos preocuparmos com a sorte dos outros, ao nos mobilizarmos por causas de interesse social e comunitário, estabelecemos laços de solidariedade e confiança mútua que nos protegem em tempos de crise, que tornam a sociedade mais unida e fazem de cada um de nós um ser humano melhor. Pelos benefícios que traz para o próprio voluntário, para as pessoas com quem o voluntário se relaciona, para a comunidade e a sociedade como um todo, é que o voluntariado merece ser valorizado, apoiado, divulgado e fortalecido. "
A importância do voluntario
No dicionário a definição do termo ”voluntario” é a seguinte: “Que age espontaneamente. Derivado da vontade própria.”
O voluntario é alguém que se compromete de forma não-remunerada com ações de responsabilidade social. É uma pessoa que busca transformar a sua indignação em iniciativas benéficas para a coletividade, contribuindo com seu entusiasmo, habilidades e talento.
Cada vez mais pessoas se conscientizam de que a participação social responsável pode ser um poderoso fator de disseminação de valores e de melhoria da sociedade. Esse tipo de participação solidária ganha espaço nos mais diversos setores: nos hospitais, nas ruas, nos centros culturais... e nas escolas!
Trabalho voluntario na escola
O trabalho voluntario é mais eficaz na medida em que está em harmonia com o trabalho pedagógico da escola. Isso amplia as possibilidades de abordagem dos conteúdos pedagógicos.
Como lugar de desenvolvimento de novos olhares, consciências e condutas, a escola não poderia ficar fora do alcance das ações de voluntariado. Mas é preciso enfatizar: no âmbito escolar, as iniciativas voluntarias se revestem de uma preocupação especial com o aspecto formativo das crianças e jovens.
O voluntario educativo possui um caráter especial, pois deve:
- Ser pensado e implementado em harmonia com o projeto pedagógico da escola
- Complementar o trabalho dos educadores, abordando valores e temas transversais.
- Utilizar conteúdos e metodologias alternativas de ensino-aprendizagem.
As atividades voluntaria são uma excelente oportunidade para promover a interação entre a escola e a comunidade, estendendo os laços de colaboração e de comprometimento mútuos.
É preciso não confundir trabalho voluntario com boa ação. O trabalho voluntario é mais do que isso: envolve comprometimento, responsabilidade, rotina, engajamento. Não é algo que possa acontecer esporadicamente.
O voluntariado educativo, que é o caso do nosso grupo, não é uma simples repetição das formas de ação social e voluntariado em geral. O fato de uma ação ser realizada dentro do espaço da escola não implica necessariamente que ela tenha um cunho formativo. É importante que voluntariado educativo tenha uma clara intenção pedagógica, estando de acordo com o projeto pedagógico da escola.
" Dificilmente estudantes jovens e adultos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo, têm acesso depois de alfabetizados, a uma grande variedade de livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto a escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único, para que o aluno entre em contato com a diversidade de textos escritos na nossa cultura".
(Salto para o Futuro. Educação de Jovens e Adultos- 1999 pág. 42)
(Salto para o Futuro. Educação de Jovens e Adultos- 1999 pág. 42)
Um comentário:
Muitas pessoas pensam que ser voluntário é somente ajudar o próximo e nao pensam na responsabilidade que realmente é o trabalho voluntário. O texto desta postagem expica muito bem o que um indivíduo precisa fazer, no caso de voluntariado educativo,para se tornar um bom voluntário.
Postar um comentário